sábado, 31 de outubro de 2009

Oui oui... A França é aqui, com certeza!

Genteem Feliz Dia das Bruxaaaas... Todos nós temos um 'Q' de bruxaria, rs! Quem aqui nunca teve vontade de subir numa vassoura e sair voando pra fugir dos problemas? Quem nunca quis ter uma porção do amor pra conquistar aquela pessoinha especial?... Pois então. É desse tipo de bruxa que me refiro, não à aqueles seres geneticamentes modificados pela história e mente humana... Corcunda, verruga enorme no nariz, essas coisas tenebrosas... Dei uma sumidinha básica essa semana né? Fui viajar a trabalho e não tive como postra de onde eu estava... Mas eu já voltei e trouxe na mala muita história engraçada (como sempre tudo acontece comigo!)...
Ontem fui conferir o espetáculo "Oui Oui... A França é aqui" que estreiou no Maison de France (Rio de Janeiro)... Confesso que sai encantada e sabendo um pouco mais da inflência da França na Cidade Maaaa-ravilhosa, apelido dado a Cidade de São Sebastião por uma poeta francesa... Sabe São Sebastião? O santo padroeiro da Cidade do Rio? Pois é, também estava presente como um bom francês... E vocês meus caros, acham que as curiosidades param por ai? Que a única coisa francesa que você conhece é abajour? Estão completamente enganados... Ou você nunca pintou sua unha à francesinha? Deixemes de vangloriar o estrangeiro não é mesmo? Aliás, "somos brasileiros, com muito orgulho com muito amor" Só que antes temos que agradecer ao pintor francês Jean Baptiste Debret por ter criado nossa bandeira... E até mesmo ele, que faz parte de umas das setes maravilhas do mundo moderno, que fica no alto do Corcovado de braços abertos como um bom anfitrião... Tem influência francesa.
Com uma direção dinâmica do queridissimo João Fonseca, que reafirma seu dominio em todas as vertentes, seja na comédia rasgada, nos clássicos e agora em grandes musicais, "Oui Oui Oui... A França é aqui" traz no elenco seu idealizador Gustavo Gasparini, Cesár Augusto, Cristiano Gualda, Marya Bravo, Solange Badim e Gottsha que pra mim é responsavél pelo ponto alto do espetáculo interpretando uma vedete bêbada cantando Edith Piaf. Sensacional!!
O texto assinado por Gustavo Gasparini e Eduardo Rieche trás uma pitada de critica social e cultural que coube perfeitamente no contexto... E assim como uma escola de samba, a equipe do "Oui Oui... A França é aqui" passou na avenida contando a história da França no Brasil merecedora de nota 10 em todos os quesitos.
Au revoir ( com biquinho e tudo, rs!)

Um comentário:

Leandro Bertholini disse...

Um espetáculo belíssimo que merece ser visto. Misto de comédia musical com crítica social, que faz uma exaltação a França, do poto de vista brasileiro. A peça ressalta o que há de melhor e mais emblemático no nosso país que tenha a influência francesa. Sem dúvida é a mais bela homenagem em teatro para o ano da França no Brasil, com uma direção cuidadosa de João Fonseca e um elenco afinadíssimo em todos os sentidos seja na execução vocal seja no desempenho de interpretação cênica. Prabéns Glorinha como sempre dando dicas importantes de cultura para os seus leitores. rs!!! Muito orgulho!!! Beijo Grade!!!

 
Subir